terça-feira, 15 de maio de 2007

Apple vs. Apple

A propósito dos comentários acerca da actividade da Apple Computers no postal«Música, ‘fetiches’ e concorrência» infra e do surpreendente fenómeno de popularidade - que julgo inteiramente injustificado - do iPod e do iTunes, aproveito para recordar que a Apple Corp., companhia discográfica criada em 1968 pelos Beatles, perdeu (há pouco mais de um ano) a acção que intentara contra a Apple Computer, em que alegava que não deveriam existir duas Apples na indústria da música.

Com efeito, a Apple Computer quebrara com o iPod e o iTunes um acordo de 1991 que, na sequência de um processo movido pela Apple Corp em virtude da introdução nos computadores da Apple Computers de sistemas MIDI (Musical Didital Interface), revira em moldes menos restritivos um outro, de 1981, o qual, na altura, obrigava a Apple Computers a restringir-se à informática.

Nos termos do acordo de 1991, a Apple Corps. manteria direitos exclusivos do uso da marca apple na indústria discográfica (record business).

O advento do comércio electrónico de música através do download de cantigas e de peças musicais provocou o novo choque entre as duas companhias.

O Hihgh Court de Londres decidiu que iPod e o iTunes não afectavam a marca da Apple Corp. na medida em que são simples meios de transferir músicas que nada têm que ver com a criação das músicas em si.

Decidindo que a presença do logo da Apple Computer no iTunes - que não passa de uma loja electrónica - não sugere uma ligação relevante com o trabalho creativo, já que assinala a loja e não a música em si, o High Court de Londres absolveu a Apple Computer, que assim pode prosseguir com o negócio nos termos em que o fazia anteriomente.

"I think that the use of the apple logo is a fair and reasonable use of the mark in connection with the service, which does not go further and unfairly or unreasonably suggest an additional association with the creative works themselves."

O meu leitor de mp3 não é, evidentemente, o iPod, ao contrário do juiz, que reconheceu usar um.

2 comentários:

Patricia Lousinha disse...

Olhe que faz mal em não ter um iPod! Devia pensar nisso! Única e exclusivamente devido à qualidade...

Pedro Cruz disse...

Não me sinto bem em camisas de forças... :-)