quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Livro «censurado»?

"Former Portuguese detective Goncalo Amaral today lost an attempt to overturn a ban on his book claiming that Madeleine McCann is dead, a spokeswoman for the child's parents said. "Li boa parte do livro pouco depois do respectivo lançamento . De estilo concluí que o autor não recorrera, como outros, ao auxílio de alguém com recursos literários. Intimamente saudei o facto, pois confere genuinidade à obra. Aliás, esta não tem a pretensão de nos enlevar pela forma. Do que me lembro do respectivo teor, o livro apresenta alguns factos e considerandos. Partindo deles lança algumas interrogações e sugere uma teoria, naturalmente incómoda para os visados. Ainda assim não me recordo de ter dado conta de onfensa gratuita ou injúria, que exceda manifestamente os limites da liberdade de expressão. 
Não conheço a decisão ora proferida e muito menos os respectivos fundamentos. Por isso não a vou comentar. Deixo, apenas, registo do grande desconforto que a mesma me causa.
Já agora acrescento que não tenho opinião ou convicção formada acerca da causa do desaparecimento da menina e que o livro me interessou, principalmente, por aquilo que revela dos meandros das investigações criminais e da sociedade espectáculo em que vivemos.

3 comentários:

Anónimo disse...

O livro AVM é um insulto à inteligência de quem a tem . Contem o que lhe convem para enganar o leitor e omite o que o pode desmentir – extra-livro: diz que ainda não disse tudo ! Procure o adjectivo adequado (e merecido…)
O meu direito à minha liberdade de expressão termina onde começa o teu direito ao teu bom nome . Este pesa mais na
balança do direito e da moral … Sem provas credíveis , G.A. difamando , “”acusou” os McCanns da (exagerada!) prática de 6(seis) crimes : simulação de rapto , falso testemunho , burla , abandono , ocultação de cadáver e (desonesta e veladamente)
homicídio porque contraditória e simultaneamente refere ACIDENTE e MORTE (+ ocultação de cadáver =absurdo ilógico e irracional , puzzle que não liga …)
Profecia : lhe vislumbro um macabro destino …
Quão macabro o que ele fez a este casal …

Anónimo disse...

Para entender os erros no caso Joana(GA foi condenado a pena de prisão) e no caso Maddie , i.e. a incompetência de G.A. convem ler o livro do também ex-ispector e hoje professor universitário Prof. Dr. Barra da Costa , o livro "Maddie , Joana e a Investigação Criminal" , Ed. D. Quixote (Livros d'Hoje) .
também
http://pravdailheu.blogs.sapo.pt/2009/07/?page=2

Pedro Cruz disse...

Meu Caro Anónimo,
Os factos pelos quais o GA foi condenado na sequência do processo Joana são gravíssimos. Dei nota disso em postal infra.
A publicação do livro talvez não tanto.
Agradeço a indicação da obra do Prof. Dr. Barra da Costa